Você está em: Home | Fique Por Dentro - Internet no espaço: A próxima era digital

Fique Por Dentro

Internet no espaço: A próxima era digital

imagem  O bilionário Elon Musk, envolvido com a automação dos carros e satélites, revelou na semana passada seu plano para o futuro da internet: levá-la ao espaço. Para dar o pontapé na empreitada, o executivo anunciou o investimento de US$ 10 bilhões.

A ideia é mudar a configuração da internet que conhecemos; em vez de pacotes de dados que se comunicam com roteadores e redes, o novo ambiente permitiria a interação de satélites – passando pela Terra – com o objetivo de levar conexão aos mais variados destinos na órbita.     O primeiro planeta beneficiado seria Marte.

Segundo Musk, o plano ambicioso aumentaria significativamente a velocidade da internet, garantindo resultados superiores aos da fibra óptica, que chega a oferecer 500 Mbps. “Nosso foco é criar um sistema global de comunicação que seja maior do que qualquer um já desenvolvido”, afirma.

O projeto ainda não tem nome nem data definida para começar, mas deverá ser baseado em Seattle, EUA, com cerca de 60 pessoas. A expectativa é que o quadro de funcionários aumente exponencialmente para 1.000 nos primeiros anos. Inicialmente, os testes devem envolver 700 satélites.

Via: Bloomberg